sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Painel de controle

Dar o boot inicial
Desfazer das concepções caducas
Limpar e desfragmentar o disco
Scanear a memória a procura de phishing
Deletar arquivos que não fazem mais sentido
Liberar espaço
Derrubar o firewall
Configurar novos aplicativos
Exibir logs de eventos
Upload das relações
Donwload de novas perspectivas
Reiniciar
Re-startar a vida

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

a caminho

O polícia faz o sinal. Eita, o que ele quer a esta hora da noite? Affe, é polícia mineira! Hum, essa mania de deixar tudo pra depois! Fez tudo menos a barba! Ele viu foi tua barba. Nada a ver! Documentos do carro? Sim, senhor. O policial coça o queixo, vai pra trás do carro, olha e volta. Seu carro é de Brasília? Sim, senhor, como consta no documento. Mas as iniciais da placa não são! É verdade, o carro veio de fora, mas acabei de licenciar e vistoriar. Com o Detran em greve? Caraca, odeio puliça! Isso, em operação tartaruga, quatro dias de fila. Você tem o documento antigo? Quer coisa pior do que intimidade - me chame de senhor, ora!
Quem precisa andar com documento antigo? Mas o cara saiu do carro, abriu o portamalas, tirou tralha de acampamento, brinquedos, malas de roupas, matula de lanches, tudo pro acostamento. No banco de trás o bebê dá sinais de vida, fazendo caretas. A criança, de joelhos no banco acompanha tudo com olhares e perguntas. Mãe, a gente é bandido? Não filha, é só a barba do seu pai, que parece de bandido. O guarda leva os dois documentos pra cabine. Ta tudo certo? Por que não nos liberou? Polícia Mineira. É sua barba. Que nada, você que implica! Vou continuar brincando de Tetrix paara por tudo de volta. Quer alguma coisa das malas? Uma fralda. O bebê já faz cara de torção, beicinho, ensaia uma demanda!
Volta o guarda, cara de satisfação. Explica: nosso chefe manda emplacar todos os seus carros com as iniciais dele, que são essas. Conferimos, não é carro roubado. Você tem a habilitação? Claro! Aqui.
As crianças reclamam. Muito tempo parados, já começam a pedição. A habilitação está vencida. Qué isso, seu guarda? Vou pegar esse cara! Seguem os homens pra cabine. Decido: não vou dar de mamar pro bebê, quando ele começar a chorar, você leva ele lá dentro da cabine. Fica segurando, eu não vou pegar no colo, tah? Vou ver o que posso fazer pra sair daqui.
Seu Guarda, estou com duas crianças dentro do carro... A habilitação está vencida. Desde quando? De julho. Seu guarda, o pai estava tão envolvido que não teve tempo nem de fazer xixi. Se quiser fazer xixi o banheiro é ali. Vou pegar de porrada e morder a orelha dele! É hoje que eu entro pra lista de cannibal Killers!
Não se trata disso. O que podemos fazer para seguir? Os guardas se entreolham. Vamos ter que apreender o veículo. O que?! E nós ficamos aqui? E, as crianças? Calma.
Eu posso ir dirigindo. Você tem habilitação? Senhora, por favor. Não estou chamando-o de você. Quero cravar meus dentes na jugular do cara. Qual sua profissão? É agora, bato a cabeça dele no vidro e arranco-lhe as calças pelo pescoço!
Vem a menina com o bebê no colo. Quero fazer xixi. Aqui não! Não tem banheiro de meninas. O bebê estende os braços. Então, vou poder sair dirigindo? Vocês estão indo para onde? Pro sul. A senhora vai dirigir todo o tempo? Sim, adoro dirigir. Deixe eu ver sua habilitação. A senhora dirige há quanto tempo? Vou, definitivamente, pegar o cara, fazer suco dele! Desde que tirei a carteira que está na sua mão.
Ih! As chaves do carro da minha mãe! Eu trouxe a chave do carro da minha mãe! Caraca, tem um telefone? Vou ligar a cobrar e avisar para ela! Ela deve ter uma sobressalente. Claro, no meio das tralhas que ela coleciona há 50 anos! Não vai saber onde está. Ligo, aviso, ela diz para eu ficar tranqüila, não pretende sair de casa. Por que o bebê está chorando, onde vocês estão? Não explico agora. No caminho. Vou trocar o bebê. Dá licença, posso trocar o bebê na sua mesa?
O guarda nos libera. Vou avisar no sistema, hein? A rodoviária vai parar se ele estiver dirigindo e não terá mais jeito, carro detido! Odeio sistemas, quero explodir o sistema! Abaixo o sistema decimal, o binário,o capitalista, o nervoso e o digestivo!
No carro: foi a barba. Nada, puliça mineira. Amanhã você faz essa barba! Depois que a gente tiver mandado a chave da sua mãe.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Isabel Allende

Há alguns escritores cujas obras tu adoras, mas quando os ouves falar, a simpatia diminui sensivelmente? Comigo já aconteceu. Adélia Prado é um exemplo. Eita mulher chata!

Com Isabel Allende foi o contrário - se já gostava do que ela escreve, agora tenho certeza de que bons livros não precisam ser feitos por gente enfadonha e podem - sim - vender muito. Isabel é boa de papo que só. Pude conferir isso na Flip desse ano, que terminou ontem. A chilena tem uma virtude que admiro - a capacidade de fazer piada de si mesma. Em certo momento, Humberto Werneck, que conduzia a conversa, perguntou a ela se algum erro já havia passado despercebido e fora publicado em algum de seus livros: "Sim, sim. Um personagem, que perdeu uma perna em um livro, reapareceu com as duas pernas na obra seguinte. Realmente esqueci que eu tinha lhe cortado uma perna. Um crítico na Espanha disse que era o 'realismo mágico'".

Entre outras coisas, falou sobre o trabalho do escritor, dizendo que não há como ser um apenas escrevendo por hobby. "Certa vez, já depois de ter publicado alguns livros, estava em uma festa e um senhor puxou conversa comigo: 'O que você faz?', 'Sou escritora', 'E o que você escreve?', 'Romances', 'Ah, quando eu me aposentar, vou escrever romances', 'E o senhor? O que faz?', 'Sou dentista', 'Ah, quando eu me aposentar, vou arrancar dentes'. Escrever não é arrancar dentes. Escrever é uma paixão".

E para quem quiser ouvir algo mais sobre paixão, recomendo assistir isso aqui: http://www.ted.com/talks/lang/por_br/isabel_allende_tells_tales_of_passion.html