domingo, 19 de julho de 2009

Culpa do Lúcio e da Bianca...

Tempos atrás, quase sou expulsa do Quintal de Casa por improdutividade. Chegaram até a dizer que eu só estava aqui por uma questão de status! Agora o Lúcio e a Bianca inventaram uma missão. Olha aí:

http://jaana-fernandes.blogspot.com/

Resolvam-se com eles! ;)

Bjim

quinta-feira, 9 de julho de 2009

born to be legends

O primeiro a chegar foi o saci, pulando na frente de todos. Sentou bem perto da poltrona. Depois foram chegando outros: chapeuzinho vermelho, boitatá, lobisomem, a loira do banheiro, papai Noel, a mula-sem-cabeça, seis dos sete anões (Dunga estava na granja Comary), o negrinho do pastoreio... Alguns vinham pela primeira vez: chupa-cabra, monstro do Lago Ness, Elke Maravilha, o cabeça-de-cuia, bozo... Todos numa pequena sala de um prédio imponente numa cidade descrente. Papai Noel reclamou que estavam chamando gente demais, que o lugar estava ficando muito apertado e não sei o que lá... Os anões que, juntos, não ocupavam metade do mesmo espaço, disseram a ele que deixasse o saco de fora, do lado de fora. O bom velhinho não achou a menor graça na piada dos fedelhos, que é como ele carinhosamente os chama. A loira do banheiro disse que poderia ocupar o mesmo lugar que qualquer um dos outros ali presentes, que com ela não tinha essas coisas de leis da física não... mas nem o chupa-cabra gostou da ideia. Chapeuzinho estava achando que o monstro novo no pedaço era muito grande e que ocupava mesmo muito espaço. Argumentou que ele deveria virar "monstro do Lago Ness-sem cabeça" ou "monstro do Lago Ness-sem-rabo" ou algo assim. Sensível que é, o pobre disse que iria se retirar, que já havia percebido o incômodo dos outros com a sua monstruosa dimensão. Quem o defendeu foi o Bozo: "Não, não! Fica aí! Essa pirralha tá pensando o que? Olha, já trabalhei com criança e sei bem como é - não pode dar folga. Se deixar, nego monta encima!" Já estava começando um tumulto generalizado, quando o delegado, aquele, entrou e sentou na sua poltrona de couro. Todos foram se calando. Soneca se aproximou do lobisomen e perguntou, baixinho: "Será que hoje é a fábula do Dantas?"; "Não, fiquei sabendo que hoje ele vai começar um tipo de epopeia às avessas. O personagem principal se chama Barney... ou Sarney... sei lá".

sábado, 4 de julho de 2009

para Ana Cródia, diretamente da Flip


Querida, tá vendo essa foto? Por trás dessa gente, em fila se aplastando, tem mais gente. Gente que aguardava seus segundos junto ao Chico para conseguir um autógrafo e, quem sabe, uma mirada mais direta.

A mulher de azul e roxo, segurando a versão alaranjada de seu último livro, foi uma das primeiras a sair da fila. Provavelmente não assistiu à mesa em que o próprio Chico e Milton Hatoum engataram uma boa conversa sobre as semelhanças de seus livros e as semelhanças das falcatruas em diferentes épocas e partes do país. Pra mim, ela perdeu. Pra ela, definitivamente, quem perdeu fui eu.